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Graduação

A política da IES para o ensino de Graduação está norteada para o enfrentamento da realidade social, procurando disponibilizar ensejos educacionais a uma parcela significativa da população, independentemente da classe econômica, racial e cultural, proporcionando uma formação geral, voltada para a atenção e aplicabilidade dos conhecimentos técnicos na resolução prática de problemas rotineiros.

Nessa probabilidade, os cursos de Graduação, orientados pelos seus projetos pedagógicos, em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional e com as Diretrizes Curriculares Nacionais, aspiram favorecer a formação de profissionais com uma visão ampla e crítica da realidade local e regional.

Diante disso, na Graduação, ensino, pesquisa e extensão se articulam e integram os três pilares que compõem o conhecimento, a socialização, produção e diálogo com a sociedade. Busca-se estimular o desenvolvimento acadêmico pelo meio de oportunidades de inclusão em projetos de monitoria, iniciação científica, intercâmbio científico e cultural, e apoio à realização e à participação em eventos científicos a partir de projetos.

Desse modo, docente e discentes terão acesso aos recursos educacionais e tecnológicos, para comportar a disseminação de um conteúdo de qualidade, para gerar, com as competências necessárias, uma ótima capacidade de colocação no mercado de trabalho e vida social.

A Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria deverá primar, em seus cursos, como Diretrizes e Políticas de Ensino:

  1. Elaboração e execução de projeto para estimular a abordagem interdisciplinar, a convivência, com foco em resolução de problemas, inclusive de natureza regional, respeitando as diretrizes curriculares pertinentes;
  2. Preparação do contexto e das circunstâncias para implementação das novas metodologias de ensino-aprendizagem adotadas;
  3. Elaboração e execução de projeto que, com base na abordagem interdisciplinar, maximize a integração entre a teoria e a prática, bem como entre a instituição e o seu entorno;
  4. Elaboração de atividades provocadoras de aprendizagem que visam incutir no aluno o interesse pelo tema abordado nas atividades de aprendizagem presencial e/ou não presencial;
  5. Promoção do estágio supervisionado com o objetivo de oferecer ao estudante experiências práticas que complementam o seu aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana. As especificidades do estágio são contempladas no Plano de Ensino e Aprendizagem, que respeita as determinações das Diretrizes Curriculares e do Projeto Pedagógico do Curso, assim como todos os dispositivos legais federais e os fixados pelo Ministério da Educação e órgãos competentes e legislações pertinentes;
  6. Revisão e atualização contínua dos projetos pedagógicos segundo escala de prioridades baseada nas avaliações institucionais e nas Diretrizes Curriculares Nacionais;
  7. Promoção de eventos de difusão do conhecimento científico em áreas prioritárias, com envolvimento do corpo docente e discente, inclusive com efeitos multiplicativos de outros eventos de que professores e alunos tenham participado;
  8. Desenvolvimento de ações que reduzam as taxas de evasão.